10 de fevereiro de 2026

Peptídeos elicitores com tecnologia PREtec® avançam no tratamento de sementes e mostram, ainda antes da colheita, ganhos consistentes em vigor, estande e sanidade da soja.

Sergio Luiz de Almeida

PI AgSciences

A safra de soja 2025/26 consolida um movimento que vinha sen­do construído há quase uma dé­cada no Brasil pela Plant Health Care, agora PI AgSciences.

Estamos falando da adoção, em esca­la comercial, de peptídeos elicitores com base na tecnologia PREtec® (Plant Res­ponse Elicitor Technology) como fer­ramenta estratégica no tratamento de sementes, para o manejo de doenças fo­liares e nematoides em soja.

Mais do que uma promessa tecnoló­gica, os resultados já são visíveis no cam­po antes mesmo da colheita.

Portfólio

Um dos produtos com a tecnologia PREtec® é o Teikko™, nematicida bio­químico de última geração, que atua por meio da ativação do sistema imune da planta, tornando-a mais resiliente aos danos causados por nematoides.

Em ensaio conduzido em Chapadão do Sul (MS), sob infestação natural de nematoide de cisto (Heterodera glycines), o produto proporcionou incremento de 6,1 sacas/ha na dose de 90 μg/semente, quando comparado à testemunha.

Na prática, porém, essa nova tecno­logia tem mostrado a consistência dos efeitos fisiológicos logo nos estádios ini­ciais da cultura. Em Primavera do Leste (MT), área de pivô com alta pressão de nematoide de cisto, o tratamento com 90 μg/semente, equivalente a 22 g/ha, apresentou média de 96% de cobertu­ra vegetal, frente a 86% no padrão do produtor.

A diferença visual aos 32 dias após a emergência reforça o conceito de plan­tas mais vigorosas e com maior capaci­dade de exploração radicular (Figura 1).

Figura 1. Efeito de TeikkoTM no desenvolvimento da soja e na cobertura vegetal aos 32 dias após o plantio. Cultivar GH2483, Primavera do Leste (MT)

 

Associação de tecnologias

Quando associado ao Saori®, fungicida bioquímico de tecnologia PREtec®, os efeitos se ampliam. Em Claudia (MT), o tratamento de sementes com Teikko™ + Saori® alcançou 82% de cobertura vegetal, frente a 61% no padrão (Figura 2).

Já em Unaí (MG), a combinação re­sultou em maior estande, com média de 384 mil plantas/ha contra 367 mil no padrão do produtor, além de melhor sa­nidade de plântulas em área com ocorrência.

Figura 2. Efeito do uso de TeikkoTM + Saori® no desenvolvimento da soja e na cobertura vegetal aos 39 dias após o plantio. Cultivar Olimpo, Claudia (MT)

Figura 3. Efeito do uso de TeikkoTM + Saori® na sanidade de plântula de soja em área com ataque de Fusarium spp., cultivar Guepardo, Unaí (MG)

 

 

Informações PHC
Informações PHC

Bem-vindo à Plant Health Care Brasil.
Atenção, o conteúdo desse site é direcionado para agricultores e profissionais do setor agrícola.