PHC Brasil apresenta resultados inéditos no controle da anomalia das vagens da soja com Saori®

Com novo modo de ação, fungicida bioquímico aplicado no tratamento de sementes protege a planta desde a emergência e reduz os impactos da anomalia, fortalecendo o manejo fitossanitário da soja
A Plant Health Care Brasil (PHC), referência global em tecnologias bioquímicas sustentáveis para proteção e bioestimulação de cultivos, chegou a dois importantes eventos de soja – BioSSoluções para o Agro em Campo Grande (MS) e Febrasem (Feira Brasileira de Sementes), em Rondonópolis (MT) – com uma grande notícia para o setor: os primeiros resultados do uso do fungicida bioquímico Saori® no controle da anomalia das vagens da soja, uma das maiores preocupações emergentes da sojicultura brasileira.
Desenvolvido com a inovadora tecnologia PREtec, que ativa os mecanismos naturais de defesa das plantas, Saori® é o primeiro e único fungicida bioquímico aplicado no tratamento de sementes e registrado para o controle de doenças foliares na soja, incluindo ferrugem asiática, manchas e outras doenças de difícil manejo. Agora, estudos recentes indicam que a proteção desde a germinação ativada por Saori®, também contribui para o controle da anomalia das vagens, preservando a integridade das estruturas reprodutivas e o enchimento dos grãos.
“A anomalia das vagens representa um importante desafio sanitário para a cultura da soja, com impacto direto na produtividade. Os resultados apresentados reforçam o papel estratégico do fungicida Saori® como parte de um manejo preventivo, desde a semeadura”, destaca Rodrigo Egéa de Miranda, Diretor Geral da PHC Brasil.
As perdas associadas à anomalia da soja são expressivas. Segundo a Embrapa, em algumas regiões, como o médio-norte de Mato Grosso, estimativas apontam para perdas de até 30% na produtividade das lavouras afetadas.
A tecnologia PREtec, desenvolvida pela PHC, utiliza peptídeos para ativar os mecanismos naturais de defesa das plantas, sem deixar resíduos e com total compatibilidade com os programas convencionais de manejo. Segundo a empresa, Saori® controla as doenças durante o ciclo vegetativo da soja, amplia em até 23% a eficácia dos fungicidas foliares durante o reprodutivo e promove ganhos médios de produtividade de até 8 sacos/ha, com retorno estimado superior a 6 vezes o investimento.
Além do controle da anomalia, Saori® apresenta benefícios adicionais ao sojicultor, como maior germinação, vigor inicial, retenção foliar e proteção contra doenças ocultas. Aplicado via tratamento de sementes, permite ao agricultor maior flexibilidade no manejo, reduz a pressão de inóculo durante o ciclo da cultura e traz mais tranquilidade na condução do cultivo.
A apresentação dos resultados inéditos marca um novo capítulo na adoção de soluções bioquímicas de quarta geração na agricultura brasileira. Com essa inovação, a PHC reforça seu compromisso com a sustentabilidade, a produtividade e o avanço da agricultura regenerativa.
“Com os resultados dessa safra, iremos solicitar a extensão de uso da Saori® para o controle dessa importante doença, mas a boa notícia é que esses benefícios serão visíveis para quem usar o produto na dose de 90 ug/semente para o controle de doenças como ferrugem, mancha alvo e doenças de final de ciclo, seguindo as recomendações de rótulo”, destaca Ferdinando Silva, Diretor de P&D da PHC Brasil.
Sobre a PHC Brasil
A Plant Health Care é uma empresa multinacional do grupo PI Industries, com sede nos Estados Unidos e atuação global. Desde 2015 no Brasil, desenvolve tecnologias baseadas em proteínas elicitoras para aumentar a produtividade agrícola de forma segura e sustentável, com soluções já aplicadas em culturas como soja, milho, sorgo, café, cana-de-açúcar e algodão, dentre outras.
Legenda foto em anexo:
Sementes de soja fotografadas em sua face superior e inferior em equipamento GrounEye, da Tbit, para classificação visal de grãos de soja, mostrando as sementes não tratadas (testemunha) danificadas pela doença e a qualidade dos grãos oriundos de plantas com Saori® no tratamento de sementes.
Mais informações:
Cláudia Leite – (11) 98408-8283 – claudia@clascomunica.com.br
Augusto Silvestre – (11) 98422-1819 – augusto@clascomunica.com.br
Publicações Recentes
PHC completa 10 anos no Brasil e dá início às comemorações no AraçaCana 2025
Saiba mais
PHC leva inovação em peptídeos ao 54º Congresso Brasileiro de Fitopatologia
Saiba mais